Empreendedorismo

É melhor trabalhar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

Nos tempos atuais há muita discussão sobre as modalidades de trabalho. Alguns dizem que a melhor opção é trabalhar de […]
Mariana
21/12/2020
Compartilhe:

É melhor trabalhar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

Nos tempos atuais há muita discussão sobre as modalidades de trabalho. Alguns dizem que a melhor opção é trabalhar de forma autônoma como pessoa física, outros optam por trabalhar como PJ. Mas como chegar numa decisão? Afinal, é melhor trabalhar como Pessoa Física ou Jurídica?

Para responder essa questão, você precisa pesar os prós e contras dessas duas modalidades.

Aqui eu vou te apresentar quais as diferenças e benefícios de cada modalidade. Para te ajudar a chegar numa decisão, sugiro que pegue papel e caneta, e faça uma lista.

Nessa lista coloque os prós e contras de cada modalidade. Ao final da leitura, você vai conseguir avaliar e chegar numa decisão.

Entenda o que é Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Vamos entender melhor o que é a Pessoa Física e a Pessoa Jurídica.

Pessoa Física é todo o ser humano enquanto indivíduo, que é detentor de direitos e deveres.

Esse termo é muito usado no direito e na legislação. Temos como exemplo, a representação da Pessoa Física, através do CPF (Cadastro de Pessoa Físicas). E esse é o registro dos cidadãos, para fins fiscais, feito pela Receita Federal.

A Pessoa Jurídica, já tem como característica ser uma entidade, formada por indivíduos, e ser reconhecida pelo Estado. Ela também é reconhecida por ser detentora de direitos e deveres.

Ela pode ser formada por uma ou mais pessoas físicas, que são as responsáveis pela entidade.

Exemplificando: Você e eu, somos Pessoa Física. Se decidirmos montar um negócio e sociedade, vamos ser uma empresa, ou seja, Pessoa Jurídica.

Quais as vantagens de cada modalidade?

Cada modalidade tem seus benefícios, e você precisa avaliar quais mais se adequam ao que você procura. Avalie as vantagens de cada uma e anote em sua lista.

Vantagens em trabalhar como Pessoa Física:

Você está iniciando no mercado de Marketing digital? Deseja ter seu próprio negócio? Então trabalhar como autônomo é uma ótima opção. Isso porque, quem trabalha nessa modalidade, tem como vantagem não passar por muita burocracia.

Quem escolhe trabalhar como Pessoa Física, não precisa emitir notas fiscais. Porém, deve emitir recibos que constam seu CPF, e depois pagam seus impostos de renda através do procedimento “livro caixa”.

Esse procedimento é obrigatório, sempre que uma pessoa física recebe rendimentos de outra pessoa física. Mas fique atento, só entra como despesa profissional, aquela que esteja relacionada com o exercício da sua profissão. E que esteja autorizada pela Receita Federal.

Também podemos observar como vantagem, que quem trabalha como Pessoa Física, não tem que pagar os mesmos impostos que a Pessoa Jurídica. O que pode ser um alívio para o seu bolso.

Vantagens em trabalhar como Pessoa Jurídica:

Quem trabalha como Pessoa Jurídica, tem chances de receber bem mais que um profissional autônomo PF. Isso, porque a empresa paga mais, devido a economia que ela irá fazer em relação aos tributos.

Quem escolhe trabalhar nessa modalidade pode optar por trabalhar como MEI ou como Simples Nacional. Mas diferente de Pessoa Física, o PJ vai precisar emitir notas fiscais. Esse procedimento é padrão, e deve ser feito corretamente. Se não, pode gerar problemas futuros

Embora seja preciso fazer esse processo, a carga tributária de um PJ ainda é menor do que de um profissional PF. Veja:

Se você escolhe o Simples Nacional, vai precisar pagar taxas que variam de 6% a 15% de imposto. Isso, dependendo do serviço prestado.

Essa modalidade é mais indicada para quem já tem uma certa experiência na área de Marketing digital. Pois você já vai ter a sua “carteira” de clientes, vai estar com o negócio mais estruturado. E condições financeiras melhores, para cobrir os gastos com tributos e impostos.

Desvantagens: Pessoa Física x Pessoa Jurídica.

As desvantagens só vão ser consideradas desvantagens, de acordo com o seu ponto de vista.

Quem trabalha como autônomo PF, está começando no mercado, e não pode pagar muitos impostos. Até porque, ainda precisa ver se o negócio vai dar certo. Mas de certa forma, o seu negócio não está totalmente formalizado, e isso pode afastar possíveis futuros clientes.

Além disso, não tem como fugir de certos impostos. Quem trabalha como autônomo, precisa pagar impostos como: INSS, IRRF, e ISS.

E quem trabalha como PJ, tem a desvantagem de passar por muita buricracia. E se você não estiver bem preparado e bem estruturado, seu negócio pode falhar.

Dicas para ajudar na sua decisão.

Bom, te falei das vantagens e desvantagens de cada modalidade, mas você ainda está meio indeciso. Sem problemas! Existem algumas dicas que podem te orientar na tomada da sua decisão.

A área de Marketing digital é uma ótima oportunidade de começar um negócio e ganhar dinheiro. Mas se você está começando agora, você pode seguir alguns passos:

Dica para o profissional Pessoa Física.

⦁ Trabalhe como afiliado.

Para trabalhar como afiliado, você pode optar por ser um autônomo PF. Você vai adquirir conhecimento do produto, do público e do mercado em geral.

E não terá grandes chances de perder dinheiro, e vai aprender os caminhos do negócio que deve seguir.

⦁ Quando se trabalha como autônomo, não pode deixar de lado o gerenciamento do seu faturamento. Anote tudo, até porque você vai precisar ao emitir notas e etc.

Dica para profissional Pessoa Jurídica.

⦁ Trabalhe como produtor ou co-produtor.

Essa dica vale, para você que já está há um tempo no mercado de marketing digital. Pois você já tem um conhecimento da área, e já está capacitado para criar seu próprio produto/serviço.

Trabalhar como PJ é o passo para formalizar seu negócio e passar mais credibilidade e seriedade para o seu negócio.

A decisão:

Anotou numa folha separada todos os prós e contras de cada modalidade, como falei?
A realidade é que essa decisão só você pode tomar, pois só você sabe o que deseja alcançar.

Mas o ideal, é que você profissional que está começando na área, opte em trabalhar como autônomo PF. Conforme o seu negócio consolidar e crescer, você pode formalizar, trabalhando como PJ.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está interessado em assumir o
controle do seu negócio?

Solicite seu atendimento, em breve entraremos em contato!


    Ao enviar você aceita nossa Política de Privacidade.